913 124 104 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt
Dados Para Fatura... Clique Aqui

Espirometria

Serviço Disponível ao Domicílio

 

Serviço Disponível na Clínica

 

ESPIROMETRIA NA CLÍNICA E AO DOMICÍLIO


O que é Espirometria?

 

Espirometria é um exame pulmonar, também conhecido como Prova Funcional Respiratória. A espirometria permite o registro de vários volumes e dos fluxos de ar do pulmão. Desta forma, é possível perceber se o pulmão tem alguma alteração do seu normal funcionamento.

 

Em que Consiste a Espirometria?

 

A espirometria é um exame não invasivo e indolor. Geralmente o paciente estará sentado e deverá respirar através de um tubo contendo um bocal, conectado ao espirómetro.  Durante o exame será pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo; que encha o pulmão completamente; que sopre com o máximo de força e rapidez possível e, depois, lentamente.

O teste poderá ser repetido, depois de aplicado ao paciente uma medicação broncodilatadora, geralmente sob a forma de bomba de inalação. Esse exame gera, no computador, uma série de curvas, tabelas e gráficos que o médico analisará e que fornecerá uma série de parâmetros que o informam sobre as condições ventilatórias do paciente (volume expirado forçado (VEF), capacidade vital forçada (CVF), volume residual (VR) e muito mais).

 

Devo Fazer Alguma Preparação Prévia ao Exame?

 

O preparo para o exame é muito simples. O paciente deve estar em repouso cinco a dez minutos antes do exame.

A maioria das medicações pode continuar sendo utilizada, devendo-se suspender por quatro horas o uso de broncodilatadores de ação rápida e por doze horas os de ação prolongada. Não se deve fumar nas duas horas que antecedem o exame.

A espirometria não deve ser realizada caso a pessoa esteja constipada/engripada.

 

Para que Serve a Espirometria?

 

A espirometria serve para diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares e para avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios ou mesmo em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória (atletas, por exemplo).

Em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), asma, bronquite, enfisema, fibrose e outras doenças pulmonares, a espirometria, feita periodicamente, serve para avaliar o efeito do tratamento médico e a progressão da doença.


Quando Devo Realizar o Exame?


O exame de espirometria é pedido para avaliar o funcionamento dos pulmões de um paciente e identificar possíveis doenças, como asma, DPOC e alergias respiratórias. Os sintomas que podem levar um médico a pedir a espirometria são:

  • Tosse com ou sem produção de escarro (muco);
  • Falta de ar para pequenos esforços;
  • Repuxamento da pele entre as costelas durante a respiração (retrações intercostais)
  •  Padrão de respiração anormal;
  • A respiração pára temporariamente;
  • Dor no peito;
  • Aperto no tórax;


Fumadores de longa data devem realizar uma espirometria de dois em dois anos a partir dos 40 anos de idade para verificar se existe ou não perda de função pulmonar importante.

Agende o Seu Exame

Clique Aqui

Pin It on Pinterest