913 124 104 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt
Dados Para Fatura... Clique Aqui

Medicina do Trabalho

Mais Saúde, Melhor Trabalho... Peça um Orçamento

SERVIÇO DE MEDICINA DO TRABALHO

A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com a relação entre os trabalhadores e o seu trabalho, visando a prevenção dos acidentes e das doenças profissionais.

O seu objetivo é assegurar ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua da sua saúde, assim como a interação saudável dos trabalhadores com o seu ambiente social e o trabalho. Isto é de extrema importância, se considerarmos que passamos uma grande parte da nossa vida a trabalhar.

Em consulta, o médico do trabalho avalia a capacidade do candidato em executar determinado trabalho e realiza reavaliações periódicas da sua saúde dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais este trabalhador está exposto.

Medicina do Trabalho
4.85 (96.92%) 26 votos

Medicina do Trabalho e Higiene e Segurança no Trabalho

Autorização da DGS nº 423

DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS DE MEDICINA DO TRABALHO

PT Medical - Medicina do Trabalho e Higiene e Segurança
Serviço de Saúde Ocupacional
Saúde Ocupacional no Porto

Preenchimento da Participação de Doença Profissional

A doença profissional é uma doença resultante do trabalho. A deteção deste tipo de doença pode ser realizada por qualquer médico, sendo a sua participação ao Departamento de Proteção contra Riscos Profissionais obrigatória por lei.  No entanto, o Médico do Trabalho é o especialista mais orientado para detetar e participar este tipo de patologia, sendo uma das suas principais competências.

Educação para a Saúde em Medicina e Segurança do Trabalho

Definimos um programa de sensibilização / informação para a saúde no local de trabalho, de acordo com as necessidades dos clientes. Elaboramos o material de apoio para as referidas acções, com participação de equipas multidisciplinares.

Realização de Exames de Aptidão

O objetivo dos exames de aptidão é verificar a saúde do trabalhador e a sua capacidade para a executar as funções que lhe são confiadas pela entidade patronal.  Descrevemos os diferentes tipos de consulta de medicina do trabalho:

  • Exames de Admissão, antes do trabalhador iniciar a atividade ou, se a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes.
  • Exames Periódicos Anuais, para os trabalhadores que:
    • Exerçam funções de risco;
    • Tenham idade inferior a 18 anos;
    • Tenham idade superior a 50 anos.
  • Exames Periódicos Bianuais para todos os restantes trabalhadores.
  • Exames Ocasionais:
  • A pedido da entidade patronal ou do trabalhador;
  • Por iniciativa médica;
  • Em situações de baixa por doença superior a 30 dias;
  • Em caso de baixa por acidente de trabalho superior a 30 dias.

A nossa equipa certifica-se não só que estes exames são realizados com a máxima eficácia, mas também que o cumprimento destas normas é completo, evitando sanções e coimas de valor elevado e mantendo o prestígio da empresa.

Face aos resultados, o médico do trabalho preenche a ficha de aptidão e remete uma cópia à entidade empregadora.

Se o resultado do exame de saúde revelar inaptidão do trabalhador para a categoria profissional proposta, o médico do trabalho indica, sendo caso disso, outras funções que o trabalhador possa desempenhar.

Se as condições em que o trabalho é prestado forem potencialmente nocivas para a saúde do trabalhador, o médico do trabalho comunica essa informação ao responsável pelos serviços de saúde ocupacional e, caso se justifique, solicitar o seu acompanhamento pelo médico assistente.

Avaliação da cobertura vacinal

Nenhuma ação em saúde é tão efetiva quanto a vacinação contra as principais doenças preveníveis. Entretanto, ainda existe um hiato entre o potencial dessa prática e suas reais contribuições.

Para atingir uma cobertura vacinal adequada é preciso ações organizadas tanto pelo Sistema Nacional de Saúde como a nível empresarial, sendo a Saúde Ocupacional um desses pilares.

Verificamos a cobertura vacinal dos seus trabalhadores, efetuando, se pedido pela entidade empregadora, um relatório com a taxa de vacinação, propondo as medidas corretivas necessárias, de acordo com o risco associado a cada atividade profissional.

Saúde Ocupacional no Porto, Lisboa e Braga

PEÇA UM ORÇAMENTO

O QUE NOS DISTINGUE NA MEDICINA DO TRABALHO

Preço Competitivo

Oferecemos um preço ajustado à sua medida, garantindo a qualidade do serviço prestado.

h

Relatório Médico para a Empresa

Realizamos visitas regulares de acordo com a definição de prioridades previamente estabelecidas pela equipa de saúde ocupacional aos locais de trabalho. Elaboramos relatório escrito, tendo em conta preferencialmente os potenciais perigos, os riscos e a aptidão de cada profissional.

Poderemos realizar visitas não programadas a postos de trabalho sempre que necessário na avaliação de uma aptidão ou problema de saúde.

Trabalhamos em cooperação com os demais serviços na vigilância da saúde e segurança e melhoria do ambiente de trabalho.

Reintegração dos Trabalhadores

Após um acidente de trabalho ou surgimento de doença profissional ou não profissional, o trabalhador poderá ficar incapacitado para continuar a exercer as funções anteriormente realizadas.

A nossa empresa faz o acompanhamento dos profissionais com incapacidade temporária ou permanente para o trabalho habitual e propostas de tarefas alternativas com o propósito de reintegração profissional.

Exames Médicos à Medida

A inclusão de exames complementares de diagnóstico na contratação dos nossos serviços é realizada com ponderação, de acordo com os riscos sinalizados das profissões envolvidas.

A nossa visão é centrada na eficiência. Pretendemos que a sua empresa olhe para o nosso serviço não como uma despesa, mas como um investimento gerador de poupança e de aumento de produtividade.

Pin It on Pinterest