913 124 104 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt
Dados Para Fatura... Clique Aqui

Consulta de Nutrição

Serviço Disponível ao Domicílio

Serviço Disponível na Clínica

NUTRIÇÃO AO DOMICÍLIO E EM CLÍNICA

Consulta de Nutrição é realizada para intervir e prevenir doenças do foro alimentar.

Pode ajudar na avaliação da existência de carências de nutrientes no organismo, além de tratar obesidade, dislipidemia, diabetes e infecções de todo o sistema gastrointestinal.

A avaliação do estado nutricional do paciente constrói-se a partir da realização da anamnese alimentar, da elaboração de um diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares.

Os nossos nutricionistas realizam aconselhamento, educação alimentar e orientação nutricional tanto na clínica como ao domicílio. Implementam um plano alimentar individual e personalizado, de acordo com a idade e possíveis patologias de base, de forma a atingir o equilíbrio global de saúde.

 

Nutricionista ao Domicílio
4.89 (97.84%) 37 votos

PROBLEMAS FREQUENTES NA CONSULTA DE NUTRIÇÃO

Tratamento da Obesidade

 

Segundo a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, no nosso país 3,8 milhões de pessoas têm excesso de peso e 1,5 milhões são obesos. É o resultado de um consumo excessivo alimentos ricos em energia  aliado ao sedentarismo dos dias de hoje, resultante dos novos estilos de vida.

A Obesidade, para além de levar a uma diminuição da auto-estima, está directamente associada ao desenvolvimento de várias doenças como a diabetes tipo II, aumento do risco cardiovascular, a uma diminuição da qualidade de vida, a uma aceleração do envelhecimento, entre muitos outros problemas de saúde.

A Obesidade infantil é particularmente grave, pois compromete o crescimento cognitivo, intelectual e biológico da criança. Além disso, o combate ao excesso de peso mais tarde na vida será mais difícil, sendo importante uma atuação precoce.

É fundamental que haja uma mudança de hábitos a longo prazo, tanto a nível alimentar como na prática de exercício físico para que se verifique uma perda de peso sustentável, a longo prazo.

Os nossos nutricionistas / dietistas fazem uma avaliação das causas que levaram a ganhar peso, implementam um plano de nutrição saudável em prol do bem-estar físico e psicológico, de forma a alcançar os seus objetivos com o menor sacrifício possível.

Além disso, oferecemos um trabalho integrado com a intervenção médica, por forma a obter melhores resultados, mais rapidamente.

Alimentação Adaptada  nas Doenças Crónicas

 

As doenças crónicas como a diabetes, hipertensão e o colesterol elevado são causas de morte muito importantes, principalmente em países desenvolvidos. Estas doenças não possuem uma única causa, surgindo pela combinação de fatores genéticos aliados aos estilos de vida como a atividade física e a alimentação.

De facto, a alimentação é uma forte aliada na prevenção destes problemas. Entretanto, quando diagnosticada a doença, a alimentação deve ser encarada como um tratamento auxiliar ao tratamento médico.

As recomendações alimentares para estes problemas podem ser facilmente seguidas, adaptadas a cada pessoa e acompanhadas numa consulta da especialidade.

Quanto mais cedo os ajustes alimentares forem introduzidos, menos será a taxa de complicações associadas a estas doenças.

Algumas dos problemas que mais frequentemente nos surgem na consulta são:

  • Doentes com Diabetes (tipo 1 e 2);
  • Doentes com Hipertensão Arterial;
  • Doentes Renais Crónicos;
  • Pacientes com Doenças Metabólicas;
  • Doentes com Problemas Gastrointestinais: Gastrites, Úlceras, Intolerâncias alimentares (Doença Celíaca e Intolerância à lactose, etc);
  • Doentes com Osteoporose;
  • Doentes com problemas Dermatológicos: Acne, Celulite, etc.

Alimentação no Desporto

 

A nutrição desportiva é muito importante e deve ser considerada como parte da preparação do atleta para a obtenção de um desempenho ideal.

Um atleta é um indivíduo sujeito a gastos energéticos muito superiores aos da população geral, do que resultam exigências nutricionais específicas. Estes gastos energéticos dependem das características do atleta,  do exercício realizado e do ambiente onde este se efectua, sendo que a alimentação deve ser adaptada para responder a estas exigências e planeada de forma a maximizar o rendimento do atleta.

 

Os atletas devem ainda considerar que estão  propensos a um maior stress fisiológico e oxidativo durante o exercício, sendo a sua preparação e recuperação um dos principais objectivos da nutrição desportiva. Para o atleta, não só o tipo e quantidade de alimentos que ingere deve ser tido em conta, como também o momento em que são ingeridos. A educação é por isso fundamental.

Na consulta realizamos:

  • Avaliação antropométrica de atletas;
  • Aconselhamento alimentar individualizado;
  • Planos alimentares para competição;
  • Elaboração de materiais informativos de educação alimentar.

Uma incorrecta escolha alimentar pode impedir que o atleta atinja o seu máximo potencial e até mesmo ter implicações no seu estado de saúde. A nutrição não faz por si só  vencedores, mas pode fazer a diferença em determinados momentos competitivos.

AGENDE A SUA CONSULTA

Clique Aqui

OUTROS SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO

Nutricooking

Nutricooking

 

O Nutricooking é um conceito de consulta diferente, com o objetivo de explicar ao paciente o que cozinhar e como fazê-lo.

Em alguns casos, é possível fazer os pratos que mais gosta, com metade das calorias.  Isto é conseguido através da introdução de técnicas diferentes para confeccionar os alimentos e com a substituição de alguns ingredientes por outros, menos calóricos e mais saudáveis.

Desta forma, conseguimos uma ingestão menor de calorias, sem sacrificar o sabor.

O resultado final: maior possibilidade de êxito na diminuição de peso.

disturbios alimentares

Distúrbios Alimentares

 

Os nossos nutricionistas / dietistas ajudam no tratamento de diversos distúrbios alimentares, complementando o tratamento médico.

  • Anorexia;
  • Bulimia;
  • Hiperfagia;
  • Ortorexia;
  • Pica;
  • Síndrome de Prader-Willy;
  • Transtorno da compulsão alimentar periódica;
  • Transtorno obsessivo compulsivo por alimentos;
  • Transtorno de ruminação;
  • Vigorexia.

Pin It on Pinterest