221 118 413 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt

 

A Dr. Nádia Marinho explica-nos o que fazer para nos protegermos do malefícios do sol, para um Verão 100% seguro.

A Exposição solar é saudável?

Sim, faz à saúde mental, o humor melhora, as pessoas sorriem mais num dia de sol.

É essencial no processo de produção da vitamina D, uma vez que a maioria de nós a ingere em pequena quantidade. Embora controversa esta recomendação,  diariamente, 15 minutos de exposição solar (sem proteção solar), nas horas de menor calor, restrita à face e às mãos, parecem ser suficientes para a produção necessária de vitamina D. Outros autores defendem que apenas a exposição de alguns minutos por semana é suficiente.

No entanto os malefícios do sol têm-se revelado muito importantes devido ao aumento do número de casos de cancro da pele, principalmente em pessoas de pele e olhos claros.

Isto ocorre porque quanto mais clara for a pele,maior a probabilidade de ficarmos com uma queimadura solar.

A queimadura solar é provocada por radiação UV, a qual não se sente (o calor é resultado da exposição aos raios infravermelhos).

O facto que não estar a sentir calor quando está exposto, não significa que não esteja a queimar.

Os raios UVB na sua maioria seriam filtrados na camada de ozono, mas com a destruição desta chegam com maior intensidade à superfície terrestre – eles são responsáveis pelo aumento de produção de melanina por algumas células da epiderme – escurecendo a pele. Se a radiação for muito forte produz-se queimadura – um sinal de alarme importante. Nesta altura são ativados mecanismos de reparação da pele – um processo de cura, mas que se ativado consecutivamente, ou prolongadamente pode dar origem a erros neste processo de cura e predispor ao aparecimento de lesões provocadas pelo sol –  podendo mesmo levar ao aparecimento de cancro da pele.

Os raios UVA não provocam queimadura solar (são os usados no solário), penetram mais profundamente na pele destruindo o tecido que sustenta as células – o tecido conjuntivo – levando ao envelhecimento prematuro da pele – surgem a primeiras rugas. Mas com a exposição continuada, vão se tornando mais profundas e notórias. Por outro lado este inimigo da pele também mostrou estar relacionado com o aparecimento do cancro de pele.

O Sol Envelhece?

A pele envelhece porque é assim programada – o tempo e os genes ditam se iremos ter uma pele lisa e brilhante mais tempo ou se de facto as rugas vão aparecer muito mais cedo – vão surgindo pequenas rugas, depois as rugas ficam mais marcada, aparecem as manhas escuras (nas mãos, na face), pele fica flácida, vasos sanguíneos superficiais frágeis – mas todos os estes aspetos vão antecipados se existir uma elevada exposição ao sol… e a outros fatores, como a exposição ao fumo do tabaco. Este processo tem o nome de fotoenvelhecimento (envelhecimento causado pelo sol) e só nos protegemos dele com o uso de protetor solar. No processo de envelhecimento da pele, 90% é causado pela exposição ao sol – comparemos com a pele das coxas ou das nádegas que mantém o aspeto mais tempo do que a face ou as mãos.

Para evitar que isso aconteça, é necessário ter alguns cuidados.

Cuidados no Sol

  • Evitar a exposição ao sol entre as 12h e as 16h, e nos dias de maior índice UV evitar entre as 11h e 17h.
  • O protetor solar deve ter um fator de proteção solar elevado, ou seja a partir de 30+, com proteção UVA e UVB. A primeira aplicação deve ser 30 minutos antes da exposição e deve ser novamente aplicada a cada 2 horas.
  • Fazer uso da sombra e lembrar que mesmo em dias nublados a radiação chega à superfície da Terra. A hora adequada é quando a nossa sombra é maior do que nós próprios. Nos trópicos esta regra é fundamental uma vez que o horário solar é diferente.
  • Fazer uso de roupa com manga curta, evitar sem manga, com uma malha do tecido apertada, diminuindo desta forma a quantidade de raios a atravessar a roupa.
  • Usar óculos e chapéu;
  • Nas crianças, o cuidado deve ser acrescido. Existe roupa para crianças com índice de proteção solar 50+ (pelo tipo de malha de que são feitos, ou mesmo com protetor solar impregnados).

A pele deve ser gradualmente acostumada ao sol. É importante conhecer o nosso tipo de pele saber e quanto tempo podemos andar ao sol sem proteção sem nos queimarmos.

E quem gosta de fazer desporto ao ar livre?

Os praticantes de desporto ao ar livre têm um risco aumentado de cancro de pele (atletismo, ciclismo, ténis, golf, desportos de praia, rio ou montanha) e fotoenvelhecimento da pele precoce.

Os horários quer das provas quer dos treinos tem uma grande influência no elevado número de queimaduras solares. As provas deviam ser realizadas antes da 11h e depois das 17h, mas existem inúmeros interesses a rodear este tema. Os atletas com exposição de risco devem ser periodicamente examinados. E as práticas de caminhadas ao ar livre benéficas para a saúde geral, no combate ao excesso de peso e outras doenças como diabetes e hipertensão, devem ser devidamente aconselhadas em horários de menos intensidade de radiação solar e com vestuário apropriado.

Ir ao Solário, faz mal?

O Solário utiliza um tipo de radiação (UVA) que tem menor risco de queimar a pele (escaldões) mas aumenta o risco de cancro da pele e provoca envelhecimento prematuro da pele. Um mito que deve ser desfeito, o solário não prepara a pele para o sol, não protege das queimaduras solares.

O bronzeado protege das queimaduras?

Embora algo culturalmente aceite como saudável, porque a pele bronzeada está associada a alguns ícones de beleza, a verdade é que não é mais do que uma reação da pele para se defender da agressão solar. Um bronzeado escuro numa pele originalmente clara oferece uma proteção muito baixa à radiação, sendo fundamental o uso de protetor solar.

E em dias mais nublados, é mais seguro estar ao ar livre?

Muito típico nas nossas praias do norte, durante os meses de verão, não protege contra a radiação, em alguns momentos pode mesmo aumentar a nossa exposição à radiação UV, porque não sentimos tanto desconforto em estar expostos e passamos mais tempo fora da sombra – é essencial o uso de protetor solar nesses dias.

Estar na água oferece algum tipo de proteção?

Na água acontecem 2 fenómenos. Diminui a intensidade da radiação que atravessa a água, mas à superfície a radiação é refletida, aumentando a exposição (temos a radiação que chega diretamente do sol adicionada a esta radiação refletida.

A ida repetida à água não diminui a exposição solar, a exposição é cumulativa.

Se usar protetor solar, posso ficar descansado?

Porque usa Proteção Solar não significa que possa estar mais tempo exposto ao sol! Protetores solares devem ser devidamente aplicados e reaplicados para oferecer a proteção ideal. O uso de protetores solares tem aumentado nos últimos anos, mas isso não é isento de riscos, pois cria uma fácil sensação de proteção e leva a um aumento de tempo de exposição solar. O protetor deve ser bem aplicado no corpo todo, respeitando os horários de exposição solar e de reaplicação de protetor. O cancro da pele tem aumentado nos últimos anos embora os protetores sejam de uso generalizado. O seu uso não substitui a utilização generalizada de roupa, chapéus e óculos de sol.

O cancro da pele

Existem 3 tipos:

  • Espinhocelular;
  • Basocelular;
  • Melanoma maligno.

Como estes 3 tipos podem ter uma aparência muito diferente, é importante saber o que procurar.

Devemos aplicar a regra ABCDE:

  • Assimetria;
  • Bordos irregulares;
  • Cor heterogénea ou muito escura;
  • Diâmetro> 5mm;
  • Evolução ou alteração recente

A presença destas alterações deve alertar-nos e aconselha-se a consulta médica, principalmente se:

  • Um sinal cresce rapidamente, apresenta várias cores ou aspeto como uma pérola (mais frequentes na face, nos idosos).
  • Um sinal que temos desde sempre sofre mudança de cor, aumenta de tamanho ou espessura, há uma mudança de textura, é irregular nos bordos, tem mais de 5 mm.
  • Alguma mancha continua a causar comichão, dor, forma crosta, sofre erosão ou sangra;
  • Existe ferida aberta que não cicatriza dentro de 3 semanas.

E se precisar dos nossos serviços, já sabe, estamos cá para ajudar quem precisa de nós.

 

Protecao Solar

 

Pin It on Pinterest

Gostou do Artigo?

Partilhe com os Seus Amigos!