913 124 104 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt
Dados Para Fatura... Clique Aqui

Consulta de Podologia

Serviço Disponível ao Domicílio

Serviço Disponível na Clínica

PODOLOGIA AO DOMICÍLIO E EM CLÍNICA

A podologia é uma área da saúde relativamente recente que previne, diagnostica e trata problemas dos pés e situações associadas.

A saúde dos pés é importante porque são a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste.

Os pés fazem parte do aparelho locomotor que assegura a posição erguida do corpo, intervindo nesta função os músculos que actuam sobre a cabeça e tronco, as ancas e as pernas. Qualquer alteração da dita posição significa a afectação de todos os elementos que contribuem para a dinâmica do corpo, acrescentando à sua importância e à necessidade de termos uns pés saudáveis.

A PT Medical oferece-lhe consultas de podologia ao domicílio e na clínica, por forma a ir de encontro às suas necessidades e conveniência.

Podologia ao Domicílio
4.67 (93.33%) 24 votos

PROBLEMAS FREQUENTES NA CONSULTA DE PODOLOGIA

 Tratamento de Doenças das Unhas

Tratamento das Onicomicoses (micose nas unhas) – A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos que se “alimentam” de queratina, substância que forma as unhas. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados.

As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e ténis, favorece o crescimento dos fungos. Além disso, o crescimento mais lento das unhas dos pés dificulta a eliminação da micose.

Os sinais de melhora demoram a aparecer, pois dependem do crescimento da unha, que é muito lento. As unhas dos pés podem levar cerca de 12 meses para se renovar totalmente e o tratamento deve ser mantido durante todo este tempo. A persistência é fundamental para se obter a cura.

Tratamento das Onicocriptoses (unhas encravadas) –  Este problema, vulgarmente encontrado entre a população portuguesa, surge quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente. Esse processo ocorre porque a pele cria uma barreira, dificultando o crescimento da unha. Como a unha é mais dura do que a pele e continua a crescer, ela acaba por perfurá-la, resultando num processo de inflamação e dor.

De uma forma geral é mais frequente afectar o hálux (dedo grande do pé), mas pode afectar outros dedos, os das mãos inclusive.

O tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso, indo desde simples medidas, como o afastamento da pele inflamada com um pedaço de algodão, até tratamentos cirúrgicos para retirada do tecido inflamado ou erradicar a matriz da unha no local onde ela encrava. Nos casos mais graves, onde há infecção secundária, pode ser necessário o uso local ou oral de antibióticos.

Se deixarmos a unha encravada sem tratamento, a infecção pode alastrar a outras zonas do pé. Quanto mais rapidamente tratar a unha encravada menos a infecção se instala e menos dor terá com o tratamento.

 Consulta Integrada do Pé Diabético

 

O pé diabético é uma série de alterações que ocorrem nos pés de pessoas que sofrem de diabetes. Essas alterações podem ser divididas em neuropatia diabética, problemas circulatórios e problemas infecciosos. 

Os diabéticos têm, por essa razão, maior probabilidade de criar feridas nos pés, essas feridas infectarem e o tratamento antibiótico não ser tão eficaz quanto desejável. O risco de amputação, em casos avançados, continua a ser uma realidade.

Em conjunto com uma equipa multidisciplinar, intervimos na formação, prevenção e tratamento de problemas muito frequentes no pé diabético:

  • Educação podológica (cuidados a ter com a higiene do pé, o calçado, meias, etc);
  • Tratamento e prevenção de Feridas e Úlceras Típicas;
  • Prevenção de Alterações Estruturais;
  • Introdução de palmilhas preventivas e paliativas.

Tratamento de Doenças da Pele

 

Existem várias doenças de pele que atingem sobretudo os pés e que merecem a nossa atenção e o nosso cuidado.

O Podologista ao Domicílio trata:

  • Dermatomicoses (micoses na pele) – quando a pele está infetada com fungos;
  • Hiperqueratoses – é um excesso de produção de queratina, que atinge principalmente a sola do pé, provocando um endurecimento e aumento da rugosidade dessa região;
  • Helomas (calosidades);
  • Papilomas víricos (verrugas);
  • Úlceras, Feridas, Greta.

AGENDE A SUA CONSULTA

Clique Aqui

OUTROS SERVIÇOS DE PODOLOGIA

palmilhas à medida

Fabrico de Palmilhas à Medida

 

O podologista oferece palmilhas, próteses e outros elementos ortopédicos personalizados para correção de diversas patologias relacionadas com o pé.

As palmilhas são frequentemente utilizadas para correcção (em crianças até aos 8/10 anos), para conforto (dismetrias, heterometrias, fasceítes), de forma paliativa e também para desportistas (prevenção de lesões e maior rendimento).

Protetor-de-joanete

 Tratamento de Alterações Osteoarticulares

 

O Podologista ao Domicílio trata:

  • Alterações Biomecânicas (Esporão do Calcâneo, Fasceíte Plantar, Pé Cavo, Pé Plano);
  • Deformidades dos Dedos e Joanetes, um problema cada vez mais frequente e que causa bastante desconforto;
  • Dismetrias e Heterometrias (Pernas de Diferentes Tamanhos).

Pin It on Pinterest