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Mais Segurança, Melhor Trabalho...

SERVIÇOS DE HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A Segurança e Saúde no Trabalho são duas atividades que estão intimamente ligadas e que têm por objetivo garantir condições de trabalho saudáveis a todos os trabalhadores.

Caracteriza-se pela avaliação das condições de segurança e higiene no trabalho da organização quer a nível físico (infraestruturas, equipamentos), quer de políticas interiorizadas e desenvolvidas pela própria organização, com a emissão do respetivo Relatório Técnico, que integra, de acordo com a legislação em vigor:

  • Identificação das não conformidades/diagnóstico de eventuais situações de risco;
  • Relatórios de otimização das condições de trabalho;
  • Informação das obrigações legais;
  • Impressos para registo em matéria da Segurança e Saúde no Trabalho, como sejam consulta aos trabalhadores, registo de entrega de equipamentos de proteção individual, lista de acidentes de trabalho e doenças profissionais, etc.
  • Identificação da necessidade de realização de outros estudos por forma a determinar com maior precisão o nível de exposição a que os Trabalhadores estão sujeitos face a determinado risco:

    • Avaliação de Iluminância de locais e postos de trabalho.
    • Avaliação da exposição pessoal diária ao Ruído.
    • Avaliação do Ambiente Térmico.
    • Avaliação da qualidade do ar interior.

Segurança e Higiene do Trabalho
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QUE SERVIÇOS OFERECEMOS?

Realização do Relatório das Actividades dos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

 

O relatório visa relatar a actividade desenvolvida pelos serviços de SST das empresas assentando a sua estrutura em diferentes campos:

  1. Identificação da entidade empregadora;
  2. Identificação do estabelecimento (é entregue um relatório por cada estabelecimento);
  3. Natureza da modalidade adoptada na organização dos serviços de SST;
  4. Pessoal dos serviços de SST;
  5. Actividade do(s) serviço(s) de SST;
  6. Acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Este relatório é de entrega obrigatória anual, entre os dias 1 e 30 de Abril de cada ano, à A.C.T. e na DGS (Direcção Geral de Saúde), tal como determinado no artigo 112.º da Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro.

Quem tem que entregar o Relatório Único?

Todas as empresas ou estabelecimentos, de qualquer ramo de actividade, nos sectores público, privado ou cooperativo e social, desde que tenham pelo menos um trabalhador ao serviço.

Serviço Autorizado de Higiene e Segurança no Trabalho

Avaliação de Riscos Específicos

Avaliação do Ruído

O ruído é um agente físico prejudicial à saúde pelo que se torna imperativo e legalmente obrigatório (Decreto-Lei n.º 182/2006 de 06 de Setembro) a avaliação da exposição do trabalhador a este fator de risco específico.

Na avaliação do ruído é medido o valor nos postos de trabalho e avaliada a exposição do trabalhador ao ruído de forma a definir medidas que permitem a sua eliminação ou diminuição, bem como o aconselhamento dos equipamentos de proteção individual mais adequados.

Avaliação da Iluminância

Uma iluminação insuficiente tem consequências a nível da “saúde visual”, concentração e fadiga. A avaliação da iluminância consiste na medição da intensidade luminosa nos postos de trabalho interiores, segundo a norma ISO 8995 “Lightning of Indoor Work Places”, a posterior análise e recomendações de melhoria tem por base esta mesma norma.

Avaliação da Qualidade do Ar

A verificação da Qualidade do Ar nos locais de trabalho visa a verificação da necessidade de implementação de medidas de prevenção ou de correção no local de trabalho (sistemas de exaustão, medidas de proteção individual, etc.).A contaminação de ar interior, por agentes físicos, químicos e/ou biológicos, resulta de inúmeros processos industriais e que pode estar na origem de várias doenças profissionais.

Parâmetros avaliados: partículas respiráveis, partículas inaláveis, dióxido de carbono, monóxido de carbono, temperatura e humidade.

Avaliação do Conforto Térmico

O conforto térmico é definido na Norma Internacional ISO 7730, como o estado de espírito que reflete a satisfação com o Ambiente Térmico, e define-se situação de conforto térmico como sendo aquela em que a manutenção da temperatura interior do nosso corpo não implica qualquer esforço significativo.

A realização de avaliações de Conforto Térmico permitem adequar as condições de trabalho a níveis de conforto próximos do ótimo, resultando o bem-estar físico e psicológico e consequente aumento de produtividade.

Avalição dos Riscos Psicossociais

O stress no trabalho pode afetar qualquer pessoa, a qualquer nível. Pode ocorrer em qualquer setor, independentemente da dimensão da organização. O stresse afeta a saúde e a segurança das pessoas, mas também a saúde das organizações e das economias nacionais.

A prevenção de riscos psicossociais é legalmente obrigatória. Esta abrange todo o tipo de riscos psicossociais (stresse, violência, assédio moral e sexual, síndrome de burnout, etc.), tem natureza sistemática e cíclica, e faz-se prioritariamente segundo uma abordagem coletiva e primária.

Segundo o método utilizado, “Health and Safety Executive (HSE)”, define-se stresse como sendo “as reações adversas que as pessoas têm à pressão excessiva ou outros tipos de exigências colocada sobre eles.” O que traduz uma enorme diferença entre pressão, que pode ser um estado positivo, se gerida corretamente, e o stresse que pode ser determinante para a saúde.

Sabendo-se atualmente, que uma empresa ou instituição se afigura como um sistema integrativo de recursos aos mais variados níveis, procurando reunir e congregar os mesmos, quer sejam humanos, físicos ou financeiros, no sentido de alcançar objetivos específicos através da produção, comercialização e/ou fornecimento de bens e serviços, torna-se de fundamental importância e de uma imperiosa necessidade, o estabelecimento de diagnósticos situacionais, que nos permitam identificar problemas e apontar soluções tendo em conta as necessidades identificadas.

Avaliação da Manipulação Manual de Cargas

Apesar da crescente automação, muitas tarefas são ainda realizadas de forma manual. A movimentação manual envolve riscos de diversas naturezas, conforme o tamanho, forma e peso dos objetos, podendo traduzir-se em esmagamentos, queda de objetos, desenvolvimento de doenças profissionais, etc. A ferramenta “KIM” permite que os processos sejam avaliados de modo a definir se a movimentação manual de cargas pode propiciar o desenvolvimento de doenças músculo esqueléticas ou de acidentes de trabalho.

Avalição dos Riscos Ergonómicos

Consiste na análise e pormenorizada do posto de trabalho com a finalidade de identificar e avaliar os riscos a que o trabalhador está exposto do ponto de vista ergonómico e consequente elaboração do Plano de Prevenção com a identificação das medidas/ações a implementar que possibilitam a eliminação/diminuição do risco bem como as medidas de prevenção/proteção dos trabalhadores.

Avaliação dos Contaminantes Químicos

A contaminação da atmosfera de trabalho por agentes químicos pode estar na origem de várias doenças profissionais.

A identificação e medição da concentração de contaminantes químicos nos locais de trabalho tem como objetivo avaliar a necessidade de implementação de medidas de prevenção ou de correção no local de trabalho (sistemas de exaustão, medidas de proteção individual, etc.).

Avaliação dos Riscos Biológicos

Os agentes biológicos são potenciais causadores de doenças pelo que se torna decisivo avaliar este tipo de riscos nos diversos sectores de atividade. O trabalho envolvendo exposição a agentes biológicos pode ocorrer numa multiplicidade de situações e atividades, e consiste na identificação e valorização dos agentes e das diversas situações de risco.

Não inclui monitorização ou medição de parâmetros ou agentes biológicos.

Avaliação de Riscos Profissionais

 

Consiste na análise sistemática e pormenorizada do(s) posto(s) de trabalho com a finalidade de identificar os perigos e avaliar os riscos a que o trabalhador está exposto e consequente elaboração do Plano de Prevenção com a identificação das medidas/ações a implementar que possibilitam a eliminação/diminuição do risco bem como as medidas de prevenção/proteção dos trabalhadores.

Constitui o relatório da Avaliação de Riscos Profissionais:

  • Caracterização do Posto de Trabalho
  • Identificação dos perigos e das pessoas em risco
  • Avaliação e Priorização dos Riscos associados a cada perigo identificado

Definição do Plano de Prevenção com a identificação das medidas essenciais à eliminação/redução dos riscos e de prevenção/proteção dos trabalhadores.

Acompanhamento Técnico Periódico

 

O acompanhamento Técnico Periódico é o serviço premium, diferenciador e ajustado a cada Empresa, caracterizado pela permanência de um técnico SHT na Empresa para o desenvolvimento das mais diversas atividades, em conformidade com as necessidades detetadas (n.º 1 do artigo 98.º e alíneas a) a c) do n.º 2 do artigo 15.º da Lei 102/2009 de 10 de Setembro):

  • Auditorias de verificação das condições de SHT
  • Ações de sensibilização aos trabalhadores
  • Apoio no levantamento das necessidades de formação
  • Avaliação de Riscos Profissionais
  • Comunicação de resultados da avaliação de riscos ao trabalhador
  • Estudos de sinalização
  • Apoio na escolha de equipamentos de proteção individual
  • Análise de acidentes de trabalho
  • Consulta aos trabalhadores
  • Análise da consulta aos trabalhadores
  • Comunicação acerca de alterações legais na área da segurança e higiene no trabalho
  • Articulação com a ACT

Apoio na organização da documentação referente à área da segurança e higiene no trabalho.

Higiene e Segurança no Trabalho
Serviço de Segurança e Higiene no Trabalho
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Apoio Administrativo inerente aos Serviços de SHT

A todos os seus clientes, a PT Medical colabora na elaboração da documentação legal:

  • Abertura e manutenção das fichas clínicas.
  • Elaboração e tratamento de dados estatísticos.
  • Análise de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
  • Emissão e envio das Fichas de Aptidão ao Cliente.
  • Apoio na elaboração do Relatório Único (relatório Anual – Anexo D) para a A.C.T. e D.G.S.
  • Apoio na articulação entre o Cliente e as Entidades Oficiais.

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