221 118 413 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt

Mais Segurança, Melhor Trabalho...

SERVIÇOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO

A Segurança e Saúde no Trabalho são duas atividades que estão intimamente ligadas e que têm por objetivo garantir condições de trabalho saudáveis a todos os trabalhadores.

Caracteriza-se pela avaliação das condições de segurança e higiene no trabalho da organização quer a nível físico (infraestruturas, equipamentos), quer de políticas interiorizadas e desenvolvidas pela própria organização, com a emissão do respetivo Relatório Técnico, que integra, de acordo com a legislação em vigor:

  • Identificação das não conformidades/diagnóstico de eventuais situações de risco;
  • Relatórios de otimização das condições de trabalho;
  • Informação das obrigações legais;
  • Impressos para registo em matéria da Segurança e Saúde no Trabalho, como sejam consulta aos trabalhadores, registo de entrega de equipamentos de proteção individual, lista de acidentes de trabalho e doenças profissionais, etc.
  • Identificação da necessidade de realização de outros estudos por forma a determinar com maior precisão o nível de exposição a que os Trabalhadores estão sujeitos face a determinado risco:

    • Avaliação de Iluminância de locais e postos de trabalho.
    • Avaliação da exposição pessoal diária ao Ruído.
    • Avaliação do Ambiente Térmico.
    • Avaliação da qualidade do ar interior.

Segurança no Trabalho
4.7 (94.29%) 7 voto[s]

O QUE OFERECEMOS?

 

– Serviços de Segurança no Trabalho em comércio/serviços e Indústria;
– Segurança na Construção Civil;
– Avaliações de Riscos;
– Monitorização de Agentes Ocupacionais e Ambientais nos locais de Trabalho;
– Formação em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho;
– Elaboração de Medidas de Autoproteção.

Serviço Autorizado de Higiene e Segurança no Trabalho

Monitorização de Agentes Ocupacionais e Ambientais nos locais de Trabalho

Avaliação do Ruído
O ruído é um agente físico prejudicial à saúde pelo que se torna imperativo e legalmente obrigatório (Decreto-Lei n.º 182/2006 de 06 de Setembro) a avaliação da exposição do trabalhador a este fator de risco específico.

Na avaliação do ruído é medido o valor nos postos de trabalho e avaliada a exposição do trabalhador ao ruído de forma a definir medidas que permitem a sua eliminação ou diminuição, bem como o aconselhamento dos equipamentos de proteção individual mais adequados.

Avaliação da Iluminância
Uma iluminação insuficiente tem consequências a nível da “saúde visual”, concentração e fadiga. A avaliação da iluminância consiste na medição da intensidade luminosa nos postos de trabalho interiores, segundo a norma ISO 8995 “Lightning of Indoor Work Places”, a posterior análise e recomendações de melhoria tem por base esta mesma norma.

Avaliação de Ambiente Térmico

Ambiente térmico pode ser definido como o conjunto de parâmetros térmicos do local de trabalho, que influenciam as trocas de calor entre o corpo humano e o meio ambiente. Desta forma, trata-se de um fator que intervém, de forma direta ou indireta na saúde e bem-estar dos trabalhadores e na realização das suas tarefas diárias. Neste sentido, a avaliação de ambiente térmico nos locais de trabaho, baseia-se nas seguintes tipologias: conforto térmico (ambientes moderados) e stress térmico (ambientes quentes e frios).

Avaliação de Agentes Químicos
A contaminação da atmosfera de trabalho por agentes químicos pode estar na origem de várias doenças profissionais.

A identificação e medição da concentração de contaminantes químicos nos locais de trabalho tem como objetivo avaliar a necessidade de implementação de medidas de prevenção ou de correção no local de trabalho (sistemas de exaustão, medidas de proteção individual, etc.).

Avaliação de Riscos Profissionais

 

Consiste na análise sistemática e pormenorizada do(s) posto(s) de trabalho com a finalidade de identificar os perigos e avaliar os riscos a que o trabalhador está exposto e consequente elaboração do Plano de Prevenção com a identificação das medidas/ações a implementar que possibilitam a eliminação/diminuição do risco bem como as medidas de prevenção/proteção dos trabalhadores.

Constitui o relatório da Avaliação de Riscos Profissionais:

  • Caracterização do Posto de Trabalho
  • Identificação dos perigos e das pessoas em risco
  • Avaliação e Priorização dos Riscos associados a cada perigo identificado

Definição do Plano de Prevenção com a identificação das medidas essenciais à eliminação/redução dos riscos e de prevenção/proteção dos trabalhadores.

Formação em Segurança e Saúde no Trabalho

 

Temos disponível formação no âmbito da segurança e saúde no trabalho, para os vários setores de atividade incluindo atividades de risco elevado.

Higiene e Segurança no Trabalho
Serviço de Segurança e Higiene no Trabalho
i

Apoio Administrativo aos Serviços de Segurança no Trabalho

A todos os seus clientes, a PT Medical colabora na elaboração da documentação legal:

  • Abertura e manutenção das fichas clínicas.
  • Elaboração e tratamento de dados estatísticos.
  • Análise de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
  • Emissão e envio das Fichas de Aptidão ao Cliente.
  • Apoio na elaboração do Relatório Único (relatório Anual – Anexo D)
  • Apoio na articulação entre o Cliente e as Entidades Oficiais.

Medidas de Autoproteção

São procedimentos de utilização dos espaços e têm como finalidade a prevenção de incêndios, a manutenção das condições de segurança e a adoção de medidas para fazer face a uma situação de emergência.
Visam garantir que os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndios estão em condições de ser operados permanentemente e são utilizados corretamente, e que, em caso de emergência, os ocupantes abandonam o edifício em segurança.

Queremos Fazer Parte da Sua Equipa!

Pin It on Pinterest