913 124 104 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt
Dados Para Fatura... Clique Aqui

Serviço de Fisioterapia

Serviço Disponível ao Domicílio

Serviço Disponível na Clínica

SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA EM CLÍNICA E AO DOMICÍLIO

A Fisioterapia dedica-se ao tratamento das mais diferentes patologias que afectam acima de tudo função motora de um doente, interferindo com a sua actividade física e limitando a  sua participação social ou profissional.

A nossa equipa de fisioterapeutas desloca-se ao domicílio para prestação deste tipo de serviços, mas também ao local de trabalho e a instituições sociais, sempre que o doente, a família ou o cuidador o solicite.

Na primeira sessão de fisioterapia é efectuada uma avaliação completa do doente para estabelecer o diagnóstico e construir o plano de intervenção.

O número de sessões necessárias para a reabilitação é estabelecido de acordo com a condição clínica do doente e determinado e ajustado pelas reavaliações periódicas.

PRINCIPAIS PROBLEMAS ABORDADOS

Cervicalgias

A cervicalgia é mais conhecida como dor de pescoço. É a segunda queixa mais comum de dor no adulto, só ultrapassada pelas dores de cabeça. Afeta cerca de 50% das pessoas em algum momento da vida.

Habitualmente o doente apresenta dor ao toque, movimentos de menor amplitude, ocorrendo por vezes alterações neurológicas, como a sensação de fraqueza e formigueiros que podem irradiar para o ombro, cotovelo e punho.

A fisioterapia visa tratar a dor e a inflamação associadas a este problema, estando indicada tanto no caso das cervicalgias agudas como crónicas. De fato, a fisioterapia diminui bastante tempo necessário para resolver o problema e está formalmente indicado para estes problemas, ao contrário da acupunctura e osteopatia.

Lombalgias

A dor nas costas é um problema comum que afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida. Geralmente manifesta-se como uma dor, tensão ou rigidez nas costas. Esta dor pode ter diversas causas, como curvar-se de forma incorreta por longos períodos; levantar, carregar, empurrar ou puxar objetos de forma incorreta; conduzir por longos períodos ou conduzir numa posição incorrecta; utilizar os músculos de forma excessiva, na prática de desporto ou através de movimentos repetitivos.

Às vezes, a dor nas costas desenvolve-se sem motivo aparente. Mesmo nestes casos, a dor nas costas não costuma ser provocada por uma doença grave, com tendência para desaparecer em 12 semanas.

Quanto este problema surge, é importante permanecer tão ativo quanto possível e continuar com as suas atividades diárias.

A fisioterapia é uma boa ajuda para atingir uma recuperação mais precoce da função, ajudando também na diminuição da dor e desconforto e a necessidade de tomar medicação para controlo dos sintomas.

Dor de Ombro

As dores no ombro são relativamente comuns. Cerca de três em cada dez adultos será afetado por uma dor no ombro pelo menos uma vez na vida. Este problema tem diferentes causas, como as más posturas adotadas no trabalho; a realização de movimentos repetitivos com esta articulação; o aparecimento de instabilidade da articulação após traumas; problemas degenerativos relacionados com a idade e outras doenças crónicas, etc.

A dor do ombro demora muito tempo a resolver, sendo que até metade das pessoas continuam com queixas após 18 meses. Limitar as atividades que provocam estes sintomas é importante, principalmente as atividades que obrigam a subir os braços acima do nível do ombro, à manipulação de cargas e realização de desportos de contato por pelo menos 8 a 12 semanas.

Dependendo da causa da dor de ombro, poderá ser benéfico também a realização de fisioterapia, realizando diferentes exercícios que poderá ajudar a fortalecer os músculos da articulação do ombro,  diminuir o desconforto e ajudar a uma recuperação mais rápida do problema.

Reabilitação pós-AVC

Cerca de um terço das pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ficam com incapacidades.

Uma das incapacidades mais marcantes é a fraqueza ou paralisia de um lado do corpo e problemas de equilíbrio ou coordenação.

A fisioterapia ajuda a recuperar mobilidade e controlo muscular o mais precocemente possível, limitando as sequelas futuras deste problema, debilitante para o doente e para toda a família.

A fisioterapia deve começar logo após o AVC, em casa ou no hospital. Se a pessoa não consegue mover-se, em primeiro lugar, o terapeuta confirma se a pessoa está corretamente posicionada na sua cama e muda a sua posição regularmente para impedir que os músculos e as articulações fiquem rígidas.

Se a pessoa que sofreu o AVC tem dificuldades de movimento e equilíbrio, o fisioterapeuta irá trabalhar a pessoa de forma a que recupere o maior equilíbrio e movimentos possíveis. Quando estiverem preparados, poderão passar a conseguir estarem de pé com a ajuda de algum equipamento ou de alguém para se movimentarem com segurança.

O tratamento para membros fracos ou paralisados começa com pequenos movimentos guiados e praticando tarefas simples. À medida que a pessoa começa a melhorar e a ter mais força, ser-lhe-à ensinado movimentos mais largos e exercícios mais complicados que irão encorajar ambos os lados do corpo a trabalhar em conjunto.Isto vai ajudar as pessoas a pararem de esforçar o lado do corpo que não foi afectado pelo AVC.

A médio, longo prazo, a fisioterapia pode fazer a diferença entre uma vida de qualidade e uma vida com grande limitação física e dependente de terceiros.

A PT Medical também disponibiliza apoio domiciliário permanente a idosos. Saiba mais…

AGENDE A SUA CONSULTA

Clique Aqui

OUTROS SERVIÇOS DE FISIOTERAPIA

Reeducação Postural

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 85% das pessoas terá, em alguma fase da sua vida, dor de costas. Este problema tem várias causas, sendo a principal a adoção de má postura. De fato, durante o dia adotamos mais de 100 tipos de posturas diferentes, 90% das quais de forma incorreta.

A má postura, com o tempo, obriga a compensações do corpo e a diminuição da amplitude dos movimentos, propiciando o aparecimento de dores no corpo e alterações estruturais do sistema músculo-esquelético.

Este problema atinge todas as idades, podendo estar presente tanto em crianças como idosos. Na maior parte dos casos, esta alteração só é detetada quando a dor já se estabeleceu e representa um incómodo muito grande para o doente.

A PT Medical apresenta um serviço inovador de fisioterapia na área da Reeducação Postural, de forma a tratar e prevenir vários problemas de saúde frequentes, como:

  • Cervicalgias;
  • Lombalgias;
  • Aparecimento de Hérnias Discais;
  • Dores de Cabeça;
  • Prevenir o aparecimento de Cifoses e Lordoses Não Fisiológicas;
  • Prevenir Agravamento de Escoliose.

Lembre-se: Quanto mais precocemente este problema for detetado e tratado, melhores serão os seus resultados.

Massagem Materna

A gravidez é uma fase extremamente sensível para as futuras mães, que evitam a todo o custo tomar medicação por receio dos efeitos adversos para o bebé. A pensar neste problema, a PT Medical oferece a Massagem Materna, uma intervenção com eficácia comprovada para Grávidas na:

  • Diminuição do estado ansioso;
  • Diminuição do humor deprimido;
  • Aumento do limiar da dor;
  • Diminuição do tempo de trabalho de parto.

Além disso, a Massagem Materna é eficaz no pós-parto para as mães com grande dificuldade em dormir, problema que poderá relacionar-se com o aparecimento de depressão pós-parto. Realizada por pessoas treinadas, a Massagem Materna melhora significativamente a qualidade do sono nesta fase, diminuindo o risco do aparecimento de depressão.

Reabilitação Respiratória

A Cinesioterapia é uma técnica que promove a libertação das secreções pulmonares e a função respiratória normal.  É aplicável a todas as idades e mais commumente utilizada em adultos. No entanto, tem grandes benefícios quando aplicada em bebés e crianças, pois devido às particularidades do seu aparelho respiratório, estão mais expostas a infecções respiratórias que podem ter consequências graves para a função pulmonar.

Por essa razão, a PT Medical disponibiliza a Cinesioterapia não só para Adultos, mas também para Bebés e Crianças!

É uma técnica de fisioterapia aplicada a várias patologias, das quais destacamos:

  • Insuficiência respiratória;
  • Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC);
  • Asma;
  • Bronquiolites nos bebés e crianças;
  • Pneumonia;
  • Derrame pleural;
  • Fibrose Quística;
  • Enfisema ou doença cardíaca, na criança e no adulto;
  • Intervenção respiratória no período pré e pós-operatório;
  • Reabilitação cardiovascular.

É complementar à terapia médica e farmacológica, melhorando os resultados e o bem estar nestas patologias.

AGENDE A SUA CONSULTA!

Clique Aqui

OUTRAS ÁREAS DE ATUAÇÃO

Sessões de Fisioterapia em Casa - Ortopedia e Trauma no Porto, Braga, Aveiro, Valongo, Maia, Matosinhos, Gondomar, Leça da Palmeira, Leça do Balio, S. Mamede de Infesta

Sessões de fisioterapia para:

  • Recuperação após a colocação de próteses da anca, joelho;
  • Reabilitação pré e pós cirúrgia do foro ortopédico;
  • Recuperação de lesões traumáticas dos membros inferiores, superiores e da coluna;
  • Problemas relacionados com a coluna vertebral: hérnias dicais; escoliose; bicos de papagaio; estenose do canal vertebral; espondilolistese, etc;
  • Lesões músculo-tendinosas: rupturas musculares, tendinites.

Sessões de Fisioterapia no Lar - Reumatologia no Porto, Braga, Aveiro, Valongo, Maia, Matosinhos, Gondomar, Leça da Palmeira, Leça do Balio, S. Mamede de Infesta

Ajudamos a tratar doenças do foro reumatológico, tais como:

  • Artrose;
  • Fibromialgia;
  • Artrite reumatóide;
  • Osteoporose;
  • Patologias articulares tais como: tendinites, bursites, tenosinovites, miosites, fasceístes, fibrosites, etc;
  • Polimiosite;
  • Lupos eritematoso sistémico;
  • Espondilartrite anquilosante.

Fisioterapia em Casa - Reabilitacao Cardiorespiratoria no Porto, Braga, Aveiro, Valongo, Maia, Matosinhos, Gondomar, Leça da Palmeira, Leça do Balio, S. Mamede de Infesta

Na área da patologia cárdio-respiratória, também oferecemos sessões de fisioterapia para reablitação em outras patologias:

  • Insuficiência respiratória;
  • Infecções respiratórias;
  • Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC);
  • Bronquiolites;
  • Doenças pulmonares restritivas;
  • Bronquite crónica;
  • Asma;
  • Pneumonia;
  • Derrame pleural;
  • Fibrose quística;
  • Enfisema ou doença cardíaca, na criança e no adulto;
  • Intervenção respiratória no período pré e pós-operatório;
  • Reabilitação cardiovascular.

Fisioterapia no Lar - Reabilitacao Neurologica no Porto, Braga, Aveiro, Valongo, Maia, Matosinhos, Gondomar, Leça da Palmeira, Leça do Balio, S. Mamede de Infesta

No caso de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, objetivo é melhorar a saúde, retardar a progressão da doença e dos sintomas e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e à sua família.

Exemplos de doenças em que a fisioterapia intervém:

  • Lesões Vertebro-Medulares (Paraplégias ou Tetraplégias);
  • Esclerose Múltipla;
  • Doença de Parkinson;
  • Alzheimer;
  • Lesões dos Nervos Periférico;
  • Esclerose Lateral Amiotrófica;
  • Sindrome de Down;
  • Paralesias Cerebrais;
  • Paralisia Facial.

 Sessões de Fisioterapia ao Domicílio - Reabilitação Uroginecológica no Porto, Braga, Aveiro, Valongo, Maia, Matosinhos, Gondomar, Leça da Palmeira, Leça do Balio, S. Mamede de Infesta

Tratamos e prevenimos problemas uro-ginecológicos, como:

 

  • Incontinência Urinária de Esforço (IU);
  • Incontinência Urinária de Urgência;
  • Incontinência Urinária Mista;
  • Prolapsos;
  • Infecções urinárias;
  • Disfunções sexuais.

Pin It on Pinterest