913 124 104 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt
Dados Para Fatura... Clique Aqui

Terapia da Fala

Serviço Disponível ao Domicílio

Serviço Disponível na Clínica

CONSULTA DE TERAPIA DA FALA

O Terapeuta da Fala é o técnico responsável pelo desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações na comunicação humana.

A terapia da fala engloba todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.

Para além de diagnóstico e tratamento de problemas relacionados com a comunicação verbal e não verbal, o terapeuta da fala também está capacitado a tratar outras patologias associadas, como as relacionadas com as funções auditivas, visuais, cognitivas, oro-musculares, respiratórias, da deglutição e da voz.

Terapia da Fala ao Domicílio
4.62 (92.31%) 26 votos

PROBLEMAS FREQUENTES NA CONSULTA DE TERAPIA DA FALA

Tratamento da Afasia pós-AVC

 

A afasia é definida como uma alteração adquirida na formulação e/ou compreensão da linguagem oral e/ou escrita decorrente de uma lesão no Sistema Nervoso Central.

O doente apresenta dificuldade em se expressar verbalmente e compreender o que está a ser dito. Pode levar a um discurso vago ou vazio e ao uso excessivo de referências indefinidas como “coisa” ou “aquilo”. Pode evoluir para um comprometimento grave da linguagem escrita e falada e da repetição da linguagem. No extremo pode levar a mudez ou a um padrão deteriorado com discurso com ecolalia (repetição dos mesmos sons) ou palilalia (imitação de sons proferidos por outra pessoa).

Dependendo do local e extensão da lesão no cérebro,  pode surgir associado a afasia muitos outros problemas que convém conhecer e saber detetar.

Quanto mais precoce for o acompanhamento, maior será a sua recuperação.

Há pessoas que podem recuperar totalmente as suas capacidades em pouco tempo. Outras, podem necessitar de acompanhamento durante vários anos.

A esperança média de vida das pessoas com afasia tende a aumentar com um acompanhamento adequado. O que chamamos de “acompanhamento adequado” varia de caso para caso, de acordo com a avaliação das necessidades da pessoa.

A PT Medical também disponibiliza serviços de apoio domiciliário permanente. Saiba mais…

Atrasos de Linguagem

 

As alterações da articulação das palavras, como omissão ou troca de sons, prejudicam a transmissão da mensagem e dificultam a comunicação. Muitas crianças apresentam este problema, porém, na maioria dos casos, eles desaparecem por volta dos 5-6 anos.

O atraso ou perturbação da linguagem atingem cerca de 5-10% das crianças nessa faixa etária.

As causas mais frequentes de Problemas da Linguagem encontram-se o défice de audição, o atraso de desenvolvimento, a prematuridade, o autismo e a falta de estimulação.

São considerados sinais de alarme no desenvolvimento da linguagem, que merecem uma consulta específica as seguintes situações:

Não palrar consoante/vogal aos 8 meses; não apontar aos 12 meses; não dizer nenhuma palavra aos 16 meses; não fazer expressões de 2 palavras aos 2 anos; não construir frases aos 3 anos; linguagem incompreensí­vel para os pais aos 2 anos e para estranhos aos 3 anos; não contar uma história aos 3 anos; defeitos na articulação das palavras aos 6 anos; suspeita de regressão da linguagem em qualquer idade.

O tratamento consiste na reeducação e treino em terapia da fala e num enquadramento escolar adequado. Quanto mais cedo iniciarmos a intervenção melhor serão os resultados.

Dislexia

 

A Dislexia caracteriza-se por problemas na leitura. Quando a pessoa lê, ela pode não entender bem os códigos da escrita. A leitura pode ser lenta, silabada e o doente pode ter dificuldades em reconhecer até mesmo as palavras mais familiares.

A Dislexia não tem uma causa evidente. A pessoa tem uma inteligência normal, condições apropriadas no seu meio social e escolar, não apresenta doenças neurológicas ou psiquiátricas e não tem alterações significativas auditivas e visuais.

Podemos suspeitar da presença da dislexia desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente apresentadas à criança. Alguns sintomas podem ser observados mais cedo, como dificuldades para se expressar oralmente, dificuldades em identificar rimas e sons nas palavras, compreender o que é falado, dificuldades na orientação no espaço e no tempo.

O tratamento precoce da dislexia pode auxiliar na fala, na pronúncia e na escrita. O terapeuta da fala pode mesmo ser indispensável em casos mais severos.

OUTROS SERVIÇOS DE TERAPIA DA FALA

Face with closed eyes of a sexy beautiful young woman with clean skin on a white background

Estética Facial

 

Da mesma forma que vamos para o ginásio exercitar o corpo, também é necessário exercitar a face e o pescoço, para manter estas regiões corporais em forma.

A PT Medical apresenta um conceito inovador em Portugal, a  estética facial. É um tratamento na área da terapia da fala 100% natural que ajuda a:

  • Reduzir as Rugas;
  • Reduzir Marcas de Expressão;
  • Combater o “Duplo Queixo”;
  • Melhorar a Simetria da sua Face.

Em conclusão, ficará mais jovem e mais bonita.

Motricidade Orofacial

 

Motricidade orofacial, corresponde ao tratamento de disfunções relacionadas à articulação temporomandibular, mastigação, sucção e deglutição, que são as chamadas funções estomatognáticas.

  • Doenças Neurodegenerativas (Doenças de Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica…);
  • Paralisia Facial;
  • Alterações de Tónus Muscular;
  • Bruxismo (ranger os dentes durante o sono ou durante o dia);
  • Deslocamento Mandibular;
  • Disfagia (Dificuldade de Deglutição);

Perturbações da Interação e Comunicação

 

Em indivíduos com necessidade de um meio alternativo e/ou aumentativo de comunicação, tanto para comunicação não verbal como verbal.

  • Surdez;
  • Mudez;
  • Pacientes Laringectomizados;
  • Patologia das Cordas Vocais que Dificultam ou Impedem a Comunicação.

consulta da voz

Consulta da Voz

 

Esta consulta destina-se a  todos aqueles que têm na voz o seu principal instrumento de trabalho.

São todos os que dependem da produção vocal e/ou de uma qualidade vocal específica para o desempenho da sua atividade profissional.

Estes aspectos são extremamente importantes quando se pensa em actividades profissionais como:

  • Professores;
  • Cantores;
  • Atores;
  • Jornalistas;
  • Políticos;
  • Padres;
  • Recepcionistas;
  • Vendedores;
  • Operadores de telemarketing e call center.

A consulta de terapia da fala funciona não apenas para informar e aconselhar mas também para prevenir e tratar patologias com repercussões ao nível da voz, como estados de rouquidão ou crises de afonia, diminuição da flexibilidade vocal, cansaço associado ao uso vocal, secura faríngea, tosse crónica, sensação de corpo estranho ou de aperto e constrição na faringe.

Perturbações da Fala

 

  • Disartria (incapacidade de articular as palavras de maneira correta);
  • Perturbações Articulatórias;
  • Disfonias (Voz);
  • Disfluência (Gaguez);
  • Doenças Neurodegenerativas (Doença de Parkinson; Doença de Alzheimer…).

Pin It on Pinterest