221 118 413 (08.00h às 23.00h) geral@ptmedical.pt

Já Ouviu Falar do Treino Funcional?

Introdução

Como abordado no artigo anterior, a obesidade é provocada pelo balanço energético positivo, tem várias consequências para a saúde e existem várias razões para existir falta de motivação para iniciar a atividade física.

No entanto, realizar atividade física regular e adotar um comportamento mais ativo no quotidiano pessoal (utilizar com maior frequência as escadas, andar a pé quando não for necessário utilizar o automóvel, lavar o carro, cuidar do jardim,…) contribui e muito para o crucial aumento do gasto energético/calórico. Esta mudança de comportamento é um fator capital no tratamento da obesidade.

Aliás, como pode ler no artigo sobre longevidade (saiba mais), a atividade física introduzida no quotidiano parece ser a que tem mais benefícios para a saúde!

Embora a prática de atividade física não torne todos os indivíduos previamente obesos em pessoas magras e atléticas, ser ativo tem benefícios extremamente importantes para a saúde que ultrapassam a perda de peso.

Quais são esses benefícios?

  • Melhora a condição física – a atividade física regular reduz os índices de morbilidade e mortalidade auxiliando na prevenção e controlo de outras patologias associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão;
  • Melhora o estado psicológico – eleva a autoestima e a autoconfiança, controlando por conseguinte, os níveis de ansiedade e depressão (saiba mais);
  • Promove o aumento da taxa metabólica em repouso – O metabolismo de repouso refere-se à energia necessária para o corpo realizar as funções orgânicas básicas e essenciais. Um indivíduo que exercita regularmente ativa diversos sistemas reguladores aumentando o consumo calórico, mesmo quando não está a realizar qualquer atividade.

 

Está pronto para começar?

Já ouviu falar do treino funcional?

O treino funcional é um método de treino desportivo que tem como objetivo melhorar a condição física, imitando movimentos do quotidiano.

É um método simples, facilmente realizado em casa. Quando acompanhado por profissionais competentes alberga inúmeras mais valias na construção de um estilo de vida saudável (e a obter o corpo que sempre quis!).

Todos podem realizar o treino funcional,  independentemente de idade ou género. O que diferencia o treino de uma pessoa para outra são os exercícios e o grau de dificuldade destes para atingir o objetivo.

Utiliza basicamente o próprio peso corporal e materiais simples como:

  • elásticos;
  • barras;
  • pesos;
  • caneleiras;
  • bolas medicinais;
  • fitas;
  • bolas gímnicas,…

treino funcional

Benefícios de treino funcional

O treino funcional permite trabalhar todos os músculos do corpo e apresenta vários benefícios. Podemos salientar os seguintes:

  • Possibilita o treino cardiovascular e de reforço muscular simultaneamente, sem ter de dividir o tempo entre as “máquinas” e a passadeira;
  • Desenvolve de forma equilibrada todas as capacidades físicas como: Força, Velocidade, Coordenação, Flexibilidade e Resistência;
  • Trabalha grupos musculares. Quando trabalhamos com exercícios que estimulam o desequilíbrio, integrando movimentos sinérgicos, acabamos por estimular segmentos de diferentes de grupos musculares em comparação aos exercícios isolados;
  • Devido à complexidade e diversidade de estímulos, o corpo é obrigado a gastar mais calorias para conseguir executar o movimento com menos carga ou apenas com o peso corporal. Assim desgasta mais em menos tempo;
  • Os exercícios podem ser realizados por pessoas de todas as idades, desde as crianças aos mais idosos;
  • Pode ser aplicado em reabilitação e prevenção de lesões;
  • Oferece um leque de escolhas de exercícios praticamente ilimitado e assim menor possibilidade de saturação;
  • Como este tipo de exercícios são relevantes para a vida do dia-a-dia, os benefícios dele resultantes serão sentidos rapidamente, à medida que as tarefas quotidianas se vão tornando cada vez mais fáceis”

Antes de terminar o artigo, deixamos dois vídeos com exercícios funcionais que, em consonância com um Personal Trainer, poderá realizar na sua própria casa.

Em adultos

 

Em crianças

 

Treino Avançado

 

Está na hora de procurar um profissional de Educação Física e em consonância com o mesmo, lançar-se na busca desenfreada do corpo que sempre quis e sonhou: bonito e saudável.

 

   – Hugo Guedes Personal Trainer –

Pin It on Pinterest

Gostou do Artigo?

Partilhe com os Seus Amigos!