Afasia…sabe o que é?

O que é a Afasia?

A afasia é definida como uma alteração adquirida na formulação e/ou compreensão da linguagem oral e/ou escrita decorrente de uma lesão no Sistema Nervoso Central.

O doente apresenta dificuldade em se expressar verbalmente e compreender o que está a ser dito. Pode levar a um discurso vago ou vazio e ao uso excessivo de referências indefinidas como “coisa” ou “aquilo”. Pode evoluir para um comprometimento grave da linguagem escrita e falada e da repetição da linguagem. No extremo pode levar a mudez ou a um padrão deteriorado com discurso com ecolalia (repetição dos mesmos sons) ou palilalia (imitação de sons proferidos por outra pessoa).

Dependendo do local e extensão da lesão no cérebro,  pode surgir associado a afasia muitos outros problemas que convém conhecer e saber detetar.

              alteracoes associadas a afasia

Principais tipos de Afasia

Dependendo da área que atinge, o tipo de afasia produzida é diferente.

Afasia de Broca ou Motora (dificuldades de produção da linguagem) – a pessoa apresenta dificuldades em realizar o discurso;

Afasia de Wernicke ou Sensorial (dificuldades de compreensão) – a pessoa apresenta dificuldades em compreender o que lhe é dito;

Afasia amnésica ou anómica –  dificuldade em nomear, de forma correcta, objectos, pessoas, locais ou acontecimentos.

Afasia transcortical motora – caraterizado por discurso pouco fluente, com paragens e grande dificuldade na expressão. Os doentes, geralmente, criam frases simples, de poucas palavras. Nesta afisia, a capacidade de repetição de frases mantém-se conservada.

Afasia de condução – carateriza-se pela impossibilidade de repetir palavras e frases e também de nomear objectos sendo para além disso a compreensão auditiva normal e o discurso espontâneo também normal. Existe compreensão da linguagem produzida e por isso a pessoa é mais crítica em relação ao seu defeito e tem tendência a corrigi-lo.

Afasia Global (dificuldades de produção e compreensão – tipo mais grave) – não consegue falar nem compreender o que lhe é dito.

Afasia areas atingidas

Causas da Afasia

  • Acidente Vascular Cerebral (AVC) – sem dúvida, a causa mais frequente. Estima-se que a Afasia afete cerca de 50% das pessoas sobreviventes de AVC;
  • Tumor cerebral;
  • Traumatismo Crânio Encefálico (TCE);
  • Doenças Infeciosas no Cérebro;
  • Doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências);
  • Perturbações do desenvolvimento psicológico;
  • Alterações metabólicas (intoxicações);
  • Epilepsia.

Prognóstico

O comprometimento das capacidades da pessoa com Afasia varia de acordo com:

  • O local e a extensão da lesão no cérebro;
  • Idade da pessoa;
  • O processo de reabilitação;
  • Tempo sem acompanhamento após a lesão;
  • Reação da pessoa ao problema (motivação para o processo de reabilitação);
  • Apoio da Família.

Quanto mais precoce for o acompanhamento, maior será a sua recuperação.

Há pessoas que podem recuperar totalmente as suas capacidades em pouco tempo. Outras, podem necessitar de acompanhamento durante vários anos.

A esperança média de vida das pessoas com afasia tende a aumentar com um acompanhamento adequado. O que chamamos de “acompanhamento adequado” varia de caso para caso, de acordo com a avaliação das necessidades da pessoa.

prognosticoafasia

Como lidar com a Afasia?

Deixamos alguns conselhos do que deve fazer e não deve fazer perante uma pessoa com afasia.

Lidar com a Afasia

Exercício

De acordo com as funcionalidades do cérebro abaixo apresentadas, tente identificar o lado do cérebro lesado quando há uma Afasia. Será o lado esquerdo ou o lado direito?

funcionalidades do cérebro

A afasia pode comprometer gravemente a qualidade de vida tanto do doente como da família. Não hesite em procurar um acompanhamento adequado para que os danos da lesão possam ser minimizados.

Um serviço de qualidade pode ser encontrado aqui, na PT Medical

– Dra. Joana Cordeiro Terapeuta da Fala –

PARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email