Os 7 Mandamentos para quem tem Pele Atópica ou Urticária

Introdução

A dermatite atópica (DA) é uma doença da pele crónica e recorrente, caraterizada por surtos e remissões e cujo principal sintoma é a comichão (prurido). Em associação, as pessoas com este problema podem apresentar uma história familiar ou pessoal de asma e/ou rinite alérgica.

O seu médico de família, pediatra ou dermatologista diagnostica a dermatite atópica baseando-se no aspeto e localização típica das lesões, que vão mudando com a idade e tornam desnecessários outros testes ou exames complementares (análises, testes alergénicos) na maioria dos casos.

O sucesso do tratamento da dermatite atópica depende dos cuidados diários, que são especialmente importantes no período entre os surtos.

Oferecemos-lhe conselhos básicos que vão ajudar a lidar com a doença no dia-a-dia.

1 – Hidratação diária

Hidrate diariamente o corpo (creme hidratante/gordo/próprio para pele atópica). Hidratar a pele todos os dias com emolientes, é um cuidado básico e indispensável. É a base do controlo da doença e complementa o tratamento médico dos surtos.

Tenha paciência, lembre-se que a dermatite atópica evolui em surtos repetidos, e não mude constantemente o produto hidratante. Isto não vai resolver o problema e poderá aumentar o risco de sensibilização (alergia) a alguns destes produtos.

2 – Pode comer de tudo, no entanto…

A dermatite atópica raramente é agravada pela ingestão de alimentos e não melhora com dietas nem com restrições alimentares.

No entanto, tenha atenção especial aos seguintes alimentos e ao possível agravamento da doença após a sua ingestão:

  • Frutos Secos;
  • Frutos Tropicais;
  • Morangos e Kiwis (sementes altamente “alergénicas”/sensibilizantes);
  • Marisco.

3 – Pode tomar banho sempre que necessário, no entanto…

Não é preciso restringir o número de banhos, desde que sejam curtos. A temperatura da água deve estar entre 32-33ºC (água muito quente deve ser evitada) e devem ser usados sabonetes adequados (sem detergentes). A hidratação após o banho é imprescindível.

Cuidado ao limpar-se na toalha após o banho. Evite a exfoliação da pele, que pode causar irritação. Depois do banho, limpe suavemente com a toalha.

4 – Atenção à roupa

Vista roupa de algodão ou fibras naturais, sempre que possível, evitando lã e tecidos sintéticos.

Remova as etiquetas da roupa, já que são causa frequente de irritações e prurido. Escolha a roupa de cama adequada, evitando materiais sintéticos e lençóis de flanela.

O calçado deve permitir a transpiração. O uso prolongado de calçado desportivo piora a dermatite atópica.

5 – Cuidado com o suor excessivo

O suor excessivo pode agravar a dermatite atópica.

É essencial o banho imediatamente após o exercício físico para remover a transpiração e produtos desinfectantes das piscinas, caso faça natação.

6 – Atenção às unhas

As unhas devem manter-se curtas e limpas, por forma a evitar ao máximo o traumatismo da pele, caso surja vontade de se coçar.

7 – Precisa de tratamento médico?

Se tiver um surto e o prurido for muito intenso, lembre-se que quanto mais coçar, mais danifica a sua pele, provocando fibrose, espessamento e hiperpigmentação. Se necessitar de tratamento direcionado, pode controlar os sintomas com anti-histamínicos (exemplo: desloratadina, cetirizina, etc). Os anti-histamínicos vão ajudar a controlar a comichão e os sinais de irritação.

Os corticóides tópicos, utilizados sob supervisão médica e em períodos curtos, continuam a ser o elemento essencial do tratamento da dermatite atópica. Deve ter-se um cuidado especial ao aplicá-los em áreas de grande extensão, na cara, pregas da pele, assim como nos lactentes.

Os novos tratamentos imunomoduladores tópicos (tacrolimus e pimecrolimus) oferecem uma alternativa eficaz e segura no controlo a longo prazo da dermatite atópica.

Quer saber mais? Marque uma consulta médica!

– Dra. Ângela Soares  Especialista de Medicina Geral e Familiar –   

PARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email