Perder peso não tem segredo

Introdução

Já experimentou todas as dietas que existem e nenhuma resultou? Já cortou os hidratos de carbono, já cortou as gorduras até já cortou refeições. Durante algum tempo, até conseguiu perder peso, no entanto, ele voltou…e voltou em força, ficando com mais quilinhos do que antes de ter experimentado aquela “dieta milagrosa”.

Vou contar-lhe um segredo…não existem dietas milagrosas. É verdade que algumas resultam e muito bem, mas…apenas por algum tempo.

Não existem dietas milagrosas, mas existem mudanças de estilo de vida verdadeiramente surpreendentes! Se o seu verdadeiro desejo é ter um corpo diferente, então, tem que assumir que precisa levar uma vida diferente! Só assim conseguirá ter e MANTER o corpo que sempre quis.

Não oferecemos dietas, oferecemos mudanças

Mude os seus comportamentos se não quer ganhar peso novamente

Inicie uma refeição sempre pela salada ou sopa

Estudos referem que quem o faz, consome menos 12% calorias do que quem come apenas o prato principal.

Quanto à confecção…

Prefira os grelhados, cozidos, ensopados ou assados em cru. Procure não abusar da gordura para confecionar alimentos, mas quando tiver que o fazer, prefira sempre o azeite.

Quando lhe apetecer “petiscar” fora das horas das refeições

Beba primeiro um copo de chá ou água e depois se ainda tiver vontade de “petiscar”, prefira uma gelatina ou uma fruta.

Alimentos que pode consumir de forma livre 

Gelatina, melancia e hortaliças. Chá e Café são bebidas não calóricas e com alguns efeitos diuréticos, mas cuidado com o açúcar que coloca!

Quando almoçar/ jantar fora

Escolha pratos que tenham como acompanhamento legumes. Pode beber um copo de vinho tinto, pelas propriedades antioxidantes (saiba mais aqui),  e intercalar o mesmo com um copo de água.

Não gosta de saladas cruas?

Pode optar por uma óptima salada de legumes quentes. Para isso só tem que refogar verduras ou cozinhá-las a vapor (mas não por muito tempo, para não perderem as propriedades nutricionais).

E os temperos/especiarias?

Utilize pimenta, gengibre, vinagre de maçã, malagueta e orégãos. Os três primeiros têm a vantagem de acelerar o metabolismo (graças às propriedades termogénicas) e auxiliam na perda de peso. Pode ainda temperar as suas saladas com uma colher de sobremesa de azeite, vinagre de maçã, orégãos ou sumo de limão.

Faz retenção de líquidos?

Na nossa alimentação também podemos ter alimentos diuréticos, óptimos para quem tem a tendência a ter retenção de líquidos. A salsa possui esta propriedade, pode adicioná-la em sanduíches, chás e sopas.

Quer uma sobremesa diferente e pouco calórica?

Porque não grelhar fruta? Grelhe as suas frutas preferidas e acrescente canela. Evite os doces como sobremesa. Substitua por frutas, iogurtes magros ou gelatina.

Uma maçã por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

Tente comer pelo menos uma maçã por dia, de entre as frutas que ingerir. Estudos provam que uma maçã por dia protege o coração das doenças cardiovasculares.

Peixes e Carnes

Tente que pelo menos três refeições na semana contenha peixe. Nas restantes, prefira as carnes brancas e magras, como o frango, peru, coelho. Se comer carne vermelha, prefira a carne de vitela magra. Tente retirar todas as gorduras visíveis das carnes antes de cozinhá-las.

Cereais…escolha os integrais

Prefira os alimentos integrais ( pão integral, massa integral, arroz integral…) que são ricos em fibras, retardam a absorção dos hidratos de carbono e são mais nutritivos que os alimentos à base das chamadas “farinhas brancas”.

As cores são importantes!

As cores das frutas e legumes representam diferentes tipos de vitaminas. Varie na cor do fruto e legume, para garantir que atinge um estado nutricional pleno.

Coma verduras verdes escuras como brócolos, couve e espinafre pois contêm bioflavonoides, substâncias que ajudam no metabolismo das gorduras.

Gosta de ovos?

Ingira os cozidos e evite os fritos. No máximo, pode ingerir três ovos por semana.

Evite gorduras saturadas

Estas podem ser encontradas encontrados nos queijos amarelos, carnes vermelhas, óleos, bolos e biscoitos, creme de leite, banha e peles de aves.

Muito cuidado com o açúcar!

Reduza o consumo de açúcar. Se tiver que consumir, prefira o açúcar não refinado…e evite BEBIDAS AÇUCARADAS!

Um excesso, um dia por semana

Permita-se um excesso um dia por semana – uma sobremesa, um dos seus pratos favoritos, um bolinho.

Jejum não emagrece…

Nunca fique em jejum, deve comer a cada 3 horas.

[ocbc51ex_ad_camp_4]

As mudanças são difíceis…

Sim...você consegue mudar e ter o corpo que sempre quis!

Não tente introduzir todas estas sugestões ao mesmo tempo, só vai causar frustração e depois, desiste.

Faça uma mudança de cada vez e quando entrar na sua rotina do dia-a-dia, passe para a mudança seguinte.

Garantimos que vai emagrecer, ficar mais saudável e com mais auto-estima.

No entanto, cada caso é um caso. Para dicas personalizadas, contate as Dietistas da PT Medical

– Dra. Ana Rodrigues Dietista/Nutricionista –

PARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email