14 Razões para Comer Kiwis

1. Ajuda na digestão

O Kiwi cru contém Actinidina, uma enzima que ajuda na digestão das proteínas. Muito parecido com a papaína presente na papaia ou a bromelina do abacaxi.

2. Ajuda a controlar a pressão arterial

O alto nível de potássio presente no Kiwi ajuda a manter o equilíbrio hidroeletrolítico, neutralizando os efeitos do sódio (excesso de sódio provoca hipertensão arterial).

3. Protege contra danos de DNA

Uma investigação realizada na Noruega mostrou que a combinação única de antioxidantes no Kiwi ajuda a proteger o DNA das células dos stress oxidativo. Alguns especialistas concluem que isso pode ajudar a prevenir o cancro. (fonte)

4. Melhora a Imunidade

O alto teor de vitamina C presente no Kiwi, juntamente com outros compostos antioxidantes tem sido associada a uma melhoria do funcionamento do sistema imunológico .

5. Rico em Hidratos de Carbono “Bons”

O baixo índice glicémico do Kiwi e o seu alto teor de fibras permite uma absorção lenta dos hidratos de carbono, não provocando picos de insulina como ocorre com outras frutas com alto teor de açúcar. Desta forma, o organismo não vai receber indicações para armazenar gordura.

6. Regula o trato gastrointestinal

Os Kiwis são uma grande fonte de fibra. Isto previne a obstipação e outros problemas intestinais .

7. Ajuda a limpar as toxinas do organismo

A fibra do Kiwi ajuda a liga-se e transporta as toxinas presentes no trato gastrointestinal, impedindo a sua obsorção.

8. Ajuda a combater as doenças cardíacas

Comer 2 a 3 kiwis por dia foi associado a uma redução de 18% de aparecimento de coágulos sanguíneos e à redução dos níveis de triglicerídeos em 15%. Muitas pessoas tomam aspirina para reduzir a coagulação do sangue, mas isso tem efeitos colaterais , incluindo o aumento da probabilidade de hemorragia gastrointestinal. Os Kiwis tem os mesmos benefícios na anti-coagulação , sem os efeitos colaterais.

9. Adequado para diabéticos

O Kiwi está na categoria de produtos com  ”baixo índice glicémico” e não aumenta o açúcar no sangue rapidamente.

Tem uma carga glicémica de 4 , o que significa que é seguro para diabéticos.

10. Protege contra a degenerescência macular da idade e outros problemas oculares

A degenerescência macular da idade é a principal causa de perda de visão nos idosos. Um estudo com mais de 110.000 homens e mulheres mostrou que comer três ou mais porções de fruta por dia diminui a degeneração macular em 36%.  A vantagem do Kiwi é que rico em luteína e de zeaxantina –  moléculas naturais encontradas no olho humano. Embora o estudo tenha sido realizado tanto para frutas e legumes, este efeito foi apenas demonstrado nas frutas.

11. Ajuda a Estabelecer o Equilíbrio Ácido/Base

O Kiwi está na categoria dos frutos “mais alcalinos”, o que significa que é uma fonte rica de minerais que ajuda a substituir o excesso de alimentos ácidos consumidos pela grande maioria das pessoas. Alguns dos benefícios do equilíbrio ácido/base  são:

  • Pele mais jovem;
  • Sono mais profundo;
  • Mais energia;
  • Menos resfriados/constipações;
  • Menos artroses;
  • Redução da osteoporose.

12. Excelente para a pele

Os Kiwis são uma boa fonte de vitamina E, um antioxidante conhecido para proteger a pele do envelhecimento.

13. Sabor e aspeto exóticos

Kiwis têm um aspeto diferente e sabor diferente. As crianças tendem a gostar deste fruto por ser tão diferente da maioria.

Além disso, para atingir o equilíbrio nutricional é importante comer alimentos variados. Cada alimento tem as suas caraterísticas e “poderes” únicos. O problema da alimentação da maioria das pessoas é a falta de variedade. Isto aumenta o risco de não estarmos a ingerir todos os nutrientes que são importantes para o organismo.

14. Menor concentração de tóxicos

O Kiwi está na lista dos alimentos que não estão, geralmente, contaminados com resíduos de pesticidas. Em 2012 entrou na lista dos 10 alimentos mais seguros! Embora seja sempre bom apoiar a agricultura biológica, também é bom saber quando é que há perigo caso os produtos biológicos não estejam disponíveis.

Precisa de aconselhamento dietético personalizado?

Lembre-se da PT Medical.

– Dr. João Júlio Cerqueira  Especialista de Medicina Geral e Familiar –   

PARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email