7 Razões para Comer Frutos Secos

1 – Ajudam a Controlar o Colesterol

São uma ótima fonte de ácidos gordos monoinsaturados, como o ácido oleico e palmítico que ajudam a diminuir o colesterol LDL (o mau colesterol) e a aumentar o colesterol HDL (bom colesterol). Desta forma, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.

2 – Ajudam a Controlar a Diabetes

Um estudo publicado na revista Diabetes Care demonstrou que a substituição de um lanche rico em hidratos de carbono por 60 gramas de frutos secos, para além de ajudar no controlo do colesterol, também ajuda no controlo glicémico.

3 – O Seu Valor Calórico Engana

Apesar de ser um alimento com muitas calorias, comer frutos secos em substituição de outro tipo de refeição rica em hidratos de carbono não leva ao aumento do peso. Pelo contrário! A longo prazo, pode mesmo ajudar a perder alguns quilos!

4 – São Fonte Natural de Omega-3

São uma fonte importante de ácidos gordos essenciais omega-3 como o ácido linoleico, ácido eicosapentaenóico e ácido docosahexaenóico.

O ácidos gordos omega-3 têm propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o risco de hipertensão, doença coronária, acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de neoplasias, como cancro da mama, cólon e próstata. Os omega-3 também apresentam alguns benefícios, em determinadas dosagens, no tratamento de patologias como a depressão.

5 – Ricos em Antioxidantes

Os frutos secos são o armazém dos antioxidantes flavenóides, como os carotenos, o resveratrol, a luteína, a criptoxantina, etc.

Estes componentes parecem ter algum efeito protetor contra neoplasias, doenças cardíacas, neuropatias degenerativas, doença de Alzheimer, etc.

Os estudos sugerem que o resveratrol presente nos amendoins reduz o risco de AVC atuando ao nível dos vasos sanguíneos e promovendo a vasodilatação através da produção de Óxido Nítrico.

6 – Concentrado em Sais Minerais

Os frutos secos são uma fonte natural de sais minerais como o manganésio, potássio, cálcio, ferro, magnésio, zinco, flúor e selénio.

O Manganésio é um co-fator da enzima superóxido dismutase, que é extremamente poderosa na destruição dos radicais livres, elementos que causam danos celulares.

O Potássio é um componente importante das células e para atingir o equilíbrio hidroelectrolíco, por forma a controlar a tensão arterial e a frequência cardíaca.

O Cobre é necessário à produção de hemácias (células vermelhas que transportam o oxigénio no sangue).

7 – Não lhe faltam as vitaminas

Contêm vitamina E, uma vitamina lipossolúvel com grande poder antioxidante e essencial para manter a integridade das membranas celulares da pele e mucosas.

Além disso, têm vitaminas do complexo B como a riboflavina, a niacina, tiamina, ácido pantoténico, vitamina B-6 e folatos. Estas vitaminas são essenciais para uma boa saúde e bem estar geral.

Qual é o melhor fruto seco?

Mais importante que o tipo de fruto seco que ingere, é a forma em que se apresenta. Prefira os frutos secos pouco processados, o mais naturais possível, de preferência crus para manutenção da integridade nutricional.

Evite frutos secos que foram salgados, torrados, achocolatados, caramelizados ou com qualquer outro tipo de adição de açúcar.

Também não convém abusar nas doses…fique-se pelas 60g dia, no máximo. Comer em maior quantidade não confere mais vantagens.

E se necessitar de acompanhamento dietético personalizadolembre-se da PT Medical.

– Dr. João Júlio Cerqueira  Especialista de Medicina Geral e Familiar –   

PARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email